10 Dicas para otimizar o espaço do seu studio

 

Os studios e lofts estão entre as opções preferidas de quem quer morar sozinho e precisa economizar. Contando com uma metragem menor e sendo apartamentos sem cômodos, esses imóveis permitem uma versatilidade enorme na hora de decorar, mas é preciso cuidado.

Em imóveis pequenos, qualquer solução para otimizar o espaço é bem-vinda. Da mesma maneira, elementos que dão a sensação de que o ambiente é menor devem ser evitados.

A boa notícia é que, com alguns truques, é possível decorar esses espaços com beleza, personalidade, conforto e, principalmente, dando a sensação de amplitude ao imóvel.

Móveis Planejados

Os móveis planejados são feitos a partir das medidas do próprio imóvel, ou seja, sob medida para as suas necessidades. Assim, eles vão se encaixar perfeitamente nos espaços, sem comprometer o conforto.

Além disso, no desenho desse mobiliário você pode escolher aquilo que tem mais necessidade, como mais gavetas ou prateleiras, por exemplo.

Móveis multiuso

Com o espaço reduzido, pensar em opções de móveis que tenham mais de uma função pode ajudar muito a ganhar espaço. Por exemplo, você pode ter uma mesa dobrável, uma cama baú, que tem espaço para guardar roupas de cama ou outras coisas, um rack que seja adaptável à sala e ao quarto e ainda sirva de divisória, entre outras opções.

Cores claras

As cores claras aumentam a sensação de amplitude dos espaços, deixando-os mais iluminados. Quando utilizadas no mesmo tom do piso, conseguem deixar o ambiente ainda mais amplo. E, caso queira um apartamento mais moderno, cor clara não quer dizer, necessariamente, branco. Existem diversas opções de tons no mercado que podem deixar a sua decoração contemporânea.

Aposte nos espelhos

Além de deixarem os espaços sofisticados, os espelhos também ajudam a ampliar os cômodos. Mas, antes de sair instalando qualquer espelho, atenção para algumas dicas importantes: o espelho tem a função de refletir imagens, então atenção ao local onde posicionar o objeto; espelhos que ficam de frente para a janela ajudam a ampliar a iluminação natural; por fim, como tudo, também eles devem ser utilizados com moderação – cuidado para não exagerar e carregar o ambiente.

Portas deslizantes

Portas deslizantes ou de correr ocupam menos espaço. Além disso, essas portas ajudam na integração dos ambientes, deixando o espaço integrado quando abertas e garantindo a privacidade se fechadas.

Aproveite as paredes

Quanto mais móveis e objetos no chão, menos espaço útil. Então, aproveite os espaços verticais, ou seja, as paredes. Além de enfeites como porta-retratos e quadros, você pode aproveitá-las para colocar nichos, prateleiras, ganchos, entre outros.

Prefira pisos contínuos

Utilizar o mesmo piso e revestimento em todos os cômodos do apartamento dá a sensação de continuidade dos espaços, o que também ajuda a ampliar o ambiente. De preferência, escolha revestimentos claros e sem detalhes muito marcantes.

Evite muitas divisões

Quanto mais compartimentado deixar o apartamento, mais ele vai parecer apertado. Assim, tente deixar o ambiente aberto e integrado, utilizando móveis baixos ou vazados para criar as divisões.

Iluminação

A iluminação tem papel muito importante na decoração de apartamentos pequenos. A iluminação natural, por exemplo, favorece sobremaneira esses espaços, deixando-os mais aconchegantes e amplos. Assim, livre-se das cortinas ou prefira tecidos e cores claras, que dão leveza ao ambiente.

Se você não contar com iluminação natural, prefira spots no teto ou luminárias de pé. A luz única fixa no teto faz o apartamento parecer ainda menor.

Menos é mais

Lembre-se que, também na decoração, menos é mais. Quanto mais objetos e móveis, maior a sensação de que o local é pequeno. Também evite móveis muito grandes em locais com pouca metragem, ou o ambiente pode não ficar harmonioso.