Dicas para organizar as finanças e fugir do aluguel em 2019 

Se perguntarmos quais são os sonhos dos brasileiros, sem dúvida a casa própria vai ter lugar de destaque. Sim, pagar o aluguel ainda tira o sono de muita gentee a conquista de um lar para chamar de seu é a meta de grande parte da população.  

A boa noticia é que, com planejamento e algumas medidas para organizar as finançasé possível se livrar das despesas com o aluguel em um prazo mais curto do que você imagina. 

Afinal, pensando em longo prazo, quando colocamos as contas no papel e analisamos os valores, vemos que comprar um imóvel é muito mais econômico e vantajoso. 

Quer aproveitar o ano novo e sair do aluguel, mas não sabe como se planejar? Confira nossas dicas para organizar as finanças e fugir do aluguel em 2019.  

Planejamento 

Planejamento é palavra-chave para a realização de um sonho como a conquista da casa própria.  

Tenha o seu objetivo claro, estabeleça metas e identifique os problemas que podem surgir no caminho.  

Organize suas finanças 

A primeira coisa que quem quer sair do aluguel deve fazer é organizar a vida financeira. Faça as contas, veja o valor exato da sua renda mensal e avalie o quanto consegue poupar para investir na casa própria. 

É importante ter controle sobre suas finanças: assim, anote todos os gastosdescubra se está desperdiçando dinheiro em alguma coisa e tente ajustar os gastos, com o objetivo de economizar.  

Caso possua dívidas, tente negociá-las e se programe para sair do vermelho antes de partir para o sonho da casa própria.  

Evite gastos supérfluos 

Tudo bem se você não conseguir economizar muito no início. Mas, nesse primeiro momento, é importante distinguir os gastos necessários daqueles que podem ser cortados ou, pelo menos, diminuídos. 

Gasta muito em restaurantes? Que tal, pelo menos às vezes, fazer um jantar especial em casa? Gasta muito com roupas? Veja o que é realmente necessárioagora que tem o objetivo da casa própria. 

É importante envolver todos os membros da família nesse processo.   

Pesquise os programas do governo  

Uma ótima dica para conseguir financiar um imóvel que caiba dentro do orçamento é conhecer os programas do governo, criados justamente para ajudar na conquista da casa própria. 

Com o FGTS, por exemplo, você pode dar uma entrada significativa na compra do tão sonhado imóvel. O programa Minha Casa Minha Vida facilita a aquisição ao permitir que você pague prestações de acordo com a sua renda. Se informe sobre esses programas, algum pode te atender e te ajudar a realizar o sonho da casa própria! 

Pesquise o imóvel 

Procure um imóvel que realmente atenda as suas necessidades. Se procura comodidade ou se pretende aumentar a família, por exemplo, um condomínio com área de lazer e outras comodidades pode ser a melhor opção. Quer um lar novinho em folha? Veja lançamentos e apartamentos na planta.   

Enfim, não adianta sair comprando qualquer coisa apenas para sair do aluguel e depois se frustrar: procure um imóvel que atenda as suas necessidades e corresponda a sua realidade financeira. 

Financiamento 

A grande maioria das pessoas que adquire um imóvel recorre ao financiamento para realizar o sonho da casa própria. Os juros podem ser atraentes e, muitas vezes, vale mais a pena pagar as prestações de um financiamento do que o próprio aluguel. 

E, hoje, além dos bancos, é possível financiar até mesmo diretamente com a construtora.  

Considere conseguir uma renda complementar 

Uma forma boa de aumentar a renda e economizar é dedicar certo tempo a trabalhos extras, como prestação de algum serviço na sua área, consultoria, alguma venda... Use a criatividade! 

Gostou das nossas dicas? Então aproveite esse 2019 e transforme o sonho da casa própria em realidade!