Você sabe o que é Coworking? Conheça a tendência 

O mercado de trabalho não para de evoluir e, cada vez mais, vemos novas tendências e modelos de trabalho. Entre eles, temos o crescimento do número de trabalhadores autônomos, e as mudanças tecnológicas que estão revolucionando o modelo tradicional das empresas. E é nesse cenário que está se popularizando o coworking. 

Você sabe o que é este tipo de espaço? Quais são as suas vantagens? Acompanhe nosso post e aprenda mais sobre o coworking.  

O que é Coworking 

Se você mora em uma cidade grande, certamente já se deparou com algum espaço de coworkingComo o nome indica, trata-se de um local de trabalho compartilhado”, em tradução literal. E essa é, de fato, a ideia desses espaços: compartilhar um escritório e seus recursos – como internet, água, luz, com outros profissionais e empresas, de áreas variadas, de forma que os custos fiquem menores para os envolvidos.  

Os coworkings atraem, sobretudoprofissionais liberais e autônomos, que procuram um lugar profissional para trabalhar e receber clientes com um custo menor do que bancar os gastos de um imóvel sozinho. No entanto, a popularização e as vantagens desses espaços acabaram por atrair também empresas com poucos funcionários. 

No Brasilesses escritórios já estão bastante popularizados. De acordo com censo realizado pela Associação Coworking Brasil, em 2017, o país já dispunha de 810 espaços de coworking, um aumento de 114% em relação ao ano anterior.  

Esse crescimento exponencial mostra as vantagens da modalidade e do ambiente colaborativo para empresas e profissionais. Geralmente, ao optar por um coworking, o profissional encontra uma série de planos, que vão desde o aluguel do espaço por hora aos planos mensais. Tudo depende da necessidade do empreendedor para o trabalho.  

Os designs dos escritórios dcoworking também são bastante diversos, para atender todos os tipos de empresas e pessoas: é possível encontrar desde ambientes mais informais e despojados, que atraem, sobretudo, startups e agências, a ambientes mais formais, com decoração clean e que remetem a um escritório convencional.  

Vantagens do Coworking 

Networking 

Qualquer profissional sabe da importância do networking. Uma boa rede de contatos permite troca de conhecimento com profissionais da própria área e de outras, indicações para trabalhos, e até mesmo o estabelecimento de parcerias. 

coworking incentiva a interação entre as pessoas. Em um mesmo ambiente, fica mais fácil conhecer e conversar com profissionais que podem gerar novas oportunidades – por ser um ambiente colaborativo, o compartilhamento de ideias é prática nesses ambientes.  

Além do home office  

Muitos profissionais não conseguem produzir em casa o mesmo que produziriaem um ambiente mais formal. Além disso, quem tem a necessidade de receber eventuais clientes ou parceiros conta, em um coworking, com um ambiente mais profissional. 

Redução de Custos 

A redução de custosquando comparada aos gastos de um escritório convencionalé bastante significativa.   

Afinal, alugar um escritório próprio sai muito mais caro que um espaço em um coworking, e o empreendedor ainda tem outras despesas, comenergia, móveis, internet, limpeza, entre outros gastos. 

Flexibilidade 

Imagine pagar um escritório, mas só precisar utilizá-lo, realmente, duas, três vezes por semana. O coworking oferece possibilidades de acordo com a sua necessidade, com total flexibilidade de horário ou dia. 

Coworking em prédios residenciais 

Morar perto do trabalho é desejo da grande maioria dos profissionais, certo? Imagine então ter apenas o trabalho de descer o elevador… 

E é por isso que, de olho na tendência, condomínios residenciais mais modernos já começam a oferecer espaço de coworking entre os benefícios. 

Assim, com toda a comodidade de estar no próprio condomínio, ou seja, sem ter a necessidade de perder tempo e dinheiro com deslocamentos oaluguel, o morador tem um local para realizar seus trabalhos e receber clientes.  

E pra você, o quanto seria vantajoso ter um coworking no próprio condomínio? Visite o Fit Casa Brás veja essa e outras muitas vantagens.